Aeroporto Jorge Amado em obras para duplicação de atendimento no terminal

Projeto de expansão vai melhorar atendimento
Ilustração

Administrado pela Socicam desde o final de 2018, o Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus (BA), passa atualmente por uma ampla reforma, que irá requalificar por completo as instalações, aumentar o terminal e elevar a qualidade da experiência dos passageiros que chegam ou partem da cidade pelo aeroporto.

Dntre as melhorias previstas,  a ampliação da área do terminal dos atuais 3.400 m² para mais de 4.500 m² proporcionará a elevação da  capacidade de atendimento de passageiros para  cerca de 1,2 milhão  por ano, o que corresponde a mais do que o dobro do volume anual recebido hoje, que é de pouco mais de 556 mil pessoas.

As obras foram iniciadas em dezembro de 2019, têm previsão de duração de 12 meses e incluem a requalificação arquitetônica da edificação do terminal baseada no conceito de união de eficiência operacional e valorização dos aspectos naturais e culturais do local.

“Houve o cuidado de respeitar a essência turística do terminal, para que o passageiro sinta o clima de praia já no desembarque. Para tornar o ambiente mais agradável, adotamos uma solução arquitetônica de forro em nuvem nas áreas de circulação de passageiros, que cria a sensação de amplitude nos espaços”, explica Alexander Cerqueira Silva, Gerente de Planejamento e Gestão de Projetos da Divisão Aeroportos da Socicam.

Também serão feitas intervenções no estacionamento, para um melhor aproveitamento do espaço disponível, revitalização da área comercial do aeroporto com o aumento das áreas locáveis e a construção de um novo prédio. O novo edifício irá abrigar a área administrativa do terminal e a Seção Contra Incêndio (SCI). Haverá ainda um espaço reservado aos colaboradores do terminal, com locais de descanso para os fiscais de pátio, vestiários, refeitório e salas para treinamento.

“Recebemos um terminal muito antigo, com áreas comerciais bastante reduzidas e ambiente apertado, e agora temos o desafio de reformular completamente os espaços. No novo projeto, toda a parte operacional do aeroporto, onde são feitos os check-ins, despachos de bagagem e controle de embarque, acontecerá no andar térreo. O piso superior receberá uma área comercial bastante diversificada, com lojas e uma praça de alimentação com vista para a pista de aeronaves”, diz Silva.

Os sistemas de tecnologia da informação do terminal também serão atualizados, o que irá aumentar a segurança e agilidade no atendimento aos passageiros, facilitando os processos de reposição de bagagens e controle de acesso ao terminal.

Ao final da reforma, a Socicam entregará um aeroporto com serviços mais eficientes, capacidade de atendimento duplicada, infraestrutura e instalações modernizadas, ambientes confortáveis e inspirados na cultura e na natureza da charmosa cidade de Ilhéus.